PROGRAMA AVANÇADO DE ESTUDOS EM TEOLOGIA (SAC

 

Programa Avançado de Estudos em Teologia - PAET

 

Stricto Sensu. O Programa Avançado de Estudos em Teologia (PAET) tem por objetivo oferecer aos graduados em teologia e outras áreas, uma continuidade de sua formação com vista ao aprofundamento de seus conhecimentos e práticas ministeriais, de pesquisa e docência teológica no âmbito de cursos livres de formação ministerial. Como um programa de formação livre ministerial, o PAET tem sua validação em caráter intra-ecclesia, contando, deste modo, com a validação dos estudos realizados durante o processo formativo oferecidos no programa por instituições e organizações eclesiásticas.

FUNCIONAMENTO GERAL DO CURSO:

O curso será ofertado em modalidade 100% EAD, com aulas transmitidas ao vivo via plataforma de videoconferências do STBNE e atividades assíncronas através do Moodle. A duração do curso é de quatro semestres letivos, divididos em módulos nos quais serão ofertados os componentes curriculares de forma sequencial. Ao final do primeiro ano de curso, o aluno deverá apresentar seu projeto de pesquisa que, após aprovação, será executado pelo discente para posterior defesa mediante banca examinadora que deverá acontecer durante o quarto semestre de curso.

PROCESSO SELETIVO:

 A seleção se dará mediante inscrição via site do STBNE. Uma vez confirmada a inscrição, o(a) candidato(a) receberá instruções para o envio eletrônico de seu curriculum vitae e projeto de pesquisa em uma das áreas descritas abaixo. Após a avaliação da documentação enviada, será agendada uma entrevista com caráter eliminatório.

INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO:

https://forms.gle/eTmR8FbNuQsC7xdV7

 

ÁREAS DE PESQUISA/CONCENTRAÇÃO:

 

               I.        Práticas ministeriais e cuidado pastoral

A área de Práticas Ministeriais e Cuidado Pastoral tem por pressuposto a necessidade de formação contínua dos sujeitos envolvidos na liderança pastoral de igrejas locais, buscando situá-los frente às mudanças contínuas no ambiente social e seus reflexos sobre as práticas ministeriais nas igrejas locais e nas estruturas denominacionais. São objeto dessa linha de pesquisa o estudo crítico dos modelos de organização eclesiásticas contemporâneos; a identidade e história denominacionais (entre os Batistas); as teorias e práticas do cuidado pastoral e discipulado; a história das doutrinas cristãs e seus desdobramentos contemporâneos.  

            II.        Textos bíblicos e suas leituras

A área de pesquisa em Textos Bíblicos e Suas Leituras se ancora no reconhecimento da relevância dos textos bíblicos para a em seu desenvolvimento histórico e na complexidade da interpretação desses textos e suas tradições que podem conduzir a leituras simplistas e equivocadas dos mesmos. Nesta área de concentração são estudados, criticamente, os diversos métodos de leitura e interpretação dos textos da tradição judaico-cristã; as propostas contemporâneas de leitura e suas respectivas hermenêuticas; além do estudo e aprofundamento nas línguas originais, no caso o hebraico e grego.

           III.        Educação cristã e docência em formação teológica

A área de Educação Cristã e Docência em Teologia visa equipar e aprofundar os conhecimentos daqueles que se dedicam à formação cristã em igrejas locais e à formação teológico-ministerial em instituições que oferecem formação teológica para o exercício do ministério pastoral e outras forma de liderança cristã, tais como seminários teológicos e institutos de teologia confessionais. Esta área de pesquisa se volta para o estudo das teorias e práticas em educação e suas aplicações em ambientes eclesiásticos como igrejas, instituições teológicas e congêneres. Os temas e abordagens propostos nesta linha de pesquisa têm caráter amplo e incluem, mas não se restringem, ao uso das novas tecnologias aplicadas à educação cristã e à formação teológico-ministerial; as abordagens contemporâneas da didática e da andragogia; a história e o desenvolvimento de currículo para educação/formação cristã.

           IV.        Igreja e sociedade

Esta área de pesquisa s desenvolve a partir da compreensão da necessidade de aprofundar e desenvolver o conhecimento das práticas e ideias que norteiam as relações entre igreja e sociedade. Deste modo, integram o rol de temáticas desenvolvidas nesta linha de pesquisa: os estudos do cristianismo em suas diversas expressões com outras crenças em seus respectivos contextos mundiais; a história das relações entre igreja e estado; os movimentos missionários; as novas vertentes do cristianismo contemporâneo; as teorias históricas e contemporâneas do Ética Social Cristã e; a história de desenvolvimento das relações entre os cristianismos e outras expressões religiosas.